A maior parte dos casos de diabetes tipo 1 é de caráter auto-imune, onde ocorre destruição auto-imune das células beta nas ilhotas do pâncreas. Até 10% dos adultos caucasianos com diabetes tipo 2 também possuem autoimunidade contra as células produtoras de insulina. Alguns gatilhos parecem estar associados com essa auto-imunidade, entre um deles o consumo do Leite de Vaca.
🥛 Pesquisas demonstraram que a albumina do soro bovino (BSA) – uma proteína do soro do leite, anticorpos para essa proteína reagem com a p69, uma proteína de superfície das células beta. Anticorpos anti-BSA foram analisados em 142 crianças com diabetes mellitus insulino-dependentes recém diagnosticadas com DM1 e em 300 crianças saudáveis.
As concentrações séricas de anticorpos IgG anti-BSA nos pacientes com diabetes foram consideravelmente maiores do que em crianças normais, sendo a concentração sérica quase 7 vezes maior (p <0,001).
De acordo com os pesquisadores, TODAS as crianças diabéticas apresentaram concentrações elevadas de anticorpos anti-BSA, enquanto que apenas 2 crianças normais apresentaram valores elevados (p <0,001). Outros estudos com crianças insulino-dependentes recém diagnosticadas com diabetes mostram resultados semelhantes.
Nada contra o leite, porém uma das sugestões que posso lhe passar é reduzir/evitar o consumo de laticínios caso seja diabético. Não se preocupe com o cálcio – alimentos como amêndoas, agrião, couve, gergelim e sardinha possuem tanto quanto!
Baixe o e-book aqui: http://diabetestemsolucao.com.br/ebook