Diabetes Dicas Danielle Rocha

Vegetais Crus e Diabetes

 

Vegetais crus e diabetes – conheça seus benefícios.

 

Décadas atrás o Diabetes Mellitus era uma doença rara e pouco se sabia sobre a doença. De forma sutil se tornou uma pandemia mundial atingindo todo o tipo de população, principalmente nos países em desenvolvimento.

Se olharmos pela perspectiva de que nossos antepassados consumiam alimentos provenientes direto da terra para a sua sobrevivência, não é de se admirar o desarranjo crescente no metabolismo da insulina (consequentemente dos carboidratos, lipídios, proteínas) com a alimentação refinada e desprovida de nutrientes dos tempos atuais, levando ao Diabetes.

Agora estamos observando um outro fenômeno acontecendo por parte dos profissionais da saúde gerando grande confusão: a exclusão de vegetais e frutas da alimentação da população.

Eu trouxe este estudo que investigou a associação da freqüência de consumo de vegetais e frutas ao diabetes mellitus e a intolerância à glicose.
· 1122 indivíduos entre 40 e 64 anos foram avaliados pelo teste de tolerância oral à glicose e consumo alimentar, através de um questionário de frequência alimentar.

· O consumo frequente de frutas e vegetais crus ao longo do ano foram associados a uma redução no risco de ter alterações de tolerância à glicose e diabetes mellitus não dependente de insulina (intervalo de confiança de 95% [IC] = 0,04-0,69).
· Nessa população a prevalência de diabetes mellitus não dependente de insulina foi de apenas 4,5% e a de intolerância à glicose 16,8%.

· Independente de idade, história familiar e gênero.

· Fatores como antioxidantes, conteúdo de fibras na dieta e uma redução no índice glicêmico das refeições foi provável mecanismo para proteger contra o diabetes mellitus.

Este estudo fornece algumas justificativas para a importância do consumo de alimentos crus, que naturalmente não são processados, como os vegetais e frutas para a prevenção contra o diabetes tipo 2. Doença que para se manifestar também tem relação direta com falta de vitaminas e minerais no organismo, muitos destes encontrados em alimentos como vegetais e frutas.

Já em diabéticos tipo 1 como eu, o consumo de vegetais crus é primordial, bem como as frutas, ajustadas por um nutricionista capacitado em diabetes tipo 1.

Sobre o autor | Website

Danielle Rocha é nutricionista funcional, escritora, palestrante e Fundadora da Clínica Danielle Rocha. Possui mais de 10 anos de experiência em atendimentos clínicos, tem a nutrição como uma paixão de infância, por ser portadora de Diabetes Mellitus tipo I.

JUNTE-SE A MAIS DE 30.000 PESSOAS

Coloque seu email no campo ao lado e receba grátis uma amostra  do Livro Aprendendo a cozinhar de forma Rápida e Saborosa

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!