Salvia hispanica conhecida como semente de chia

Salvia hispanica L., queridinha por muitos e popularmente conhecida como semente de CHIA.  Possui compostos fenolicos, ácidos graxos ômega 3, fibras, proteínas e minerais como Ca, Pt e Mg. Proporciona ação antioxidante, cardioprotetora e anti-inflamatória.

Está entre os alimentos que reduzem a viscosidade sanguínea, que facilita a microcirculação e a oxigenação dos tecidos corporais, sendo importante ainda na prevenção de doenças do coração, Alzheimer, câncer, artrite e depressão.

Um estudo realizado com 40 voluntárias avaliou a suplementação com óleo de semente de chia iniciando durante a gestação, os resultados mostraram um aumento nos níveis de DHA no leite materno durante os 3 primeiros meses após o parto.  Por sua grande quantidade de fibra, proporciona saciedade e melhora do trânsito intestinal, quando associado ao consumo de água.

 E além das propriedades metabólicas, o uso da Chia na alimentação é super interessante porque além de enriquecer o valor nutritivo dos pratos, apresenta grande capacidade de reter água e óleo, características peculiares que fazem dela uma candidata natural como aditivo para produtos panificados e como emulsão alimentar.

Ou seja, uma alternativa para dietas com algum tipo de restrição alimentar como ovos, trigo e leite. Procure auxílio de um nutricionista para ajustes individuais, individualidade sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *