Durante Sipat, nutricionista Danielle Rocha reforça a importância dos hábitos saudáveis

Durante Sipat, nutricionista Danielle Rocha reforça a importância dos hábitos saudáveis:

 

 

O que você tem feito para manter uma vida mais saudável? Que hábitos têm adotado no dia a dia para preservar sua saúde física e mental? Com essa reflexão, a nutricionista Danielle Rocha abriu a palestra “Alimentação Saudável: novas perspectivas” durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) 2017.

 

 

Dra. Danielle iniciou a palestra com dados que chamam atenção e que revelam a relação direta entre o diagnóstico de doenças e o estilo de vida. “Nos últimos cinco anos percebo que as pessoas estão adoecendo cada vez mais. Hoje atendo jovens de 25 anos com diagnóstico de câncer no intestino, algo raro há alguns anos. A estimativa é que daqui 50 anos, três a cada cinco pessoas tenham câncer em algum momento da vida. Lembrando que apenas 5% dos diagnósticos estão relacionados a hereditariedade, sendo os maus hábitos a principal causa”, enfatiza.

 

Os primeiros sinais do corpo

 

Fadiga crônica, cansaço extremo, dores de cabeça, mau humor, indisposição. Conforme a nutricionista, a cada 10 pessoas que procuram pelo seu atendimento, pelo menos oito apresentam mais de um desses sintomas e, conforme a profissional, é um sinal de alerta. “Esse já é o primeiro sinal de que algo está errado no organismo. O problema é que os pacientes muitas vezes procuram formas paliativas de reverter o problema, ao em vez de se investigar o causador e tratá-lo”.

 

 

Problemas de Saúde 

Conheça alguns dos problemas ligados a falta de nutrientes no corpo e o que a Dr. Danielle comentou a respeito

 

Estresse

Por conta da rotina agitada percebemos que as pessoas estão cada vez mais ansiosas e estressadas. O hormônio cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, quando em níveis elevados, acumula gordura em nosso corpo, degrada os músculos a aumenta a glicemia. Começamos a utilizar a alimentação ao nosso favor com uma dieta que ajuda a balancear o hormônio, incluindo alimentos como sardinha e abacate.

 

Ansiedade

A serotonina é uma substância química relacionada ao humor que ajuda a controlar, entre outros males, a ansiedade. Para produzir a serotonina o corpo precisa de nutrientes, como o magnésio, presente em alimentos como aveia e banana.

 

Deficiências nutricionais

Percebo que de modo geral as pessoas estão com extrema deficiência nutricional e muitas vezes não estão cientes desse quadro. Essa deficiência pode ser causada pela falta de alimentação adequada ou porque o corpo não está absorvendo corretamente esses nutrientes. A falta de nutrientes causa sintomas como fadiga, mau humor, queda de cabelo, cansaço, entre outros.

 

Toxinas 

Atualmente nossa dieta clássica é totalmente inflamatória, com alimentos com muita farinha branca e poucas fibras. Quando a pessoa tem problemas de intestino não elimina essas toxinas, que saem do nosso intestino e se armazenam em outras partes do nosso corpo, podendo causar uma série de doenças.

 

 

Pequenas mudanças de hábitos para levar uma vida mais saudável 

– Priorize alimentos da sua região e da estação, eles conservam melhor os nutrientes e possuem menos agrotóxicos;

 

– Evite utilizar recipientes plásticos, principalmente quando aquecidos. O plástico tem substâncias agressivas para a saúde;

 

– Evite alimentos enlatados ou armazenados em embalagens de alumínio, como o leite de caixa.

 

– Beba em média 2 litros de água por dia. Quando não bebemos água, o corpo busca esse recurso em outras partes do corpo, como o intestino, onde estão as toxinas;

 

– A melhor água a ser consumida é a vinda do filtro de barro;

 

– Acorde alguns minutos mais cedo e invista em seu bem-estar. Uma rápida volta na quadra de casa, mantendo o contato com a natureza, diminui o nível de cortisol no corpo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *